Uma startup britânica pode ter encontrado a solução para uma das grandes frustrações de quem dirige um carro elétrico: o tempo de espera para recarregar a bateria. A Nyobolt, sediada em Cambridge, desenvolveu uma nova bateria de íons de lítio de 35 kWh que foi carregada de 10% a 80% em pouco mais de quatro minutos e meio, conforme demonstrado ao vivo pela primeira vez.
Isso é significativamente mais rápido do que os aproximadamente 20 minutos que alguns carros elétricos atuais levam para recarregar usando um carregador rápido, como o Supercharger da Tesla. É também muito mais próximo dos dois minutos necessários para abastecer um carro comum a gasolina.
“Nossa extensa pesquisa aqui no Reino Unido e nos Estados Unidos revelou uma nova tecnologia de bateria que está pronta e escalonável agora”, disse o cofundador e CEO da Nyobolt, Sai Shivareddy, em um comunicado na última sexta-feira (28).
A tecnologia da Nyobolt é resultado de uma década de pesquisa liderada pela cientista Clare Gray, da Universidade de Cambridge, e por Shivareddy, também formado em Cambridge, de acordo com a empresa.
A Nyobolt afirma que o segredo para a capacidade de suas baterias de serem carregadas tão rapidamente, sem afetar significativamente sua durabilidade, está em um design que gera menos calor. Isso também aumenta a segurança das baterias, já que o superaquecimento pode causar incêndios e explosões em baterias de íon de lítio.
Além disso, os materiais usados na fabricação dos ânodos das baterias permitem uma transferência mais rápida de elétrons. A Nyobolt está atualmente em negociações com oito fabricantes de carros elétricos para vender suas baterias. Com 35 kWh, a bateria é menor do que os 85 kWh típicos de um veículo elétrico americano, mas a tecnologia pode ser aplicada a baterias maiores no futuro.
Os longos tempos de carregamento são uma grande desvantagem dos veículos elétricos (EVs) disponíveis atualmente no mercado, pois retardam as viagens e são inconvenientes para os proprietários que não podem carregar seus carros em casa.
A inovação da Nyobolt, testada no protótipo de carro esportivo da empresa, é especialmente promissora para frotas comerciais de veículos elétricos e motoristas que dependem de carros elétricos para o trabalho, segundo Paul Marchment, consultor da Arval, especialista em leasing de veículos do BNP Paribas.