A secretária de Imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, afirmou nesta quarta-feira (3) que viagens internacionais e uma forte gripe prejudicaram o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante o debate presidencial contra Donald Trump.
Jean-Pierre enfatizou, no entanto, que esses fatores não são uma “desculpa”, mas sim uma explicação para o desempenho fraco do presidente no confronto televisivo ocorrido no dia 27 de junho.
“A única razão pela qual estamos compartilhando isso é porque me pediram aqui, e o presidente certamente queria dar uma explicação. E foi isso que ele fez ontem. Entendemos que não foi a melhor noite dele. Não foi um grande debate. E entendemos o que os apoiadores viram, o que o povo americano viu e o que todos vocês viram. E então queríamos dar uma explicação”, declarou ela.
Biden esteve na França e na Itália duas semanas antes do debate e realizou viagens pelos Estados Unidos, segundo a secretária.
Os principais conselheiros do presidente mencionaram repetidamente sua agenda intensa durante as viagens internacionais como prova de sua vitalidade e capacidade de desempenhar suas funções aos 81 anos.