O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (2) que não tem receio de se candidatar à reeleição em 2026, apesar de sua idade avançada.
Atualmente, Lula tem 78 anos e, na próxima disputa presidencial, terá 81 anos. Essa é a mesma idade do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, alvo de críticas por seu desempenho em um debate contra Donald Trump.
Ao ser questionado sobre o assunto, Lula defendeu que apenas Biden pode decidir se deve ou não concorrer a um novo mandato na Casa Branca.
“Somente o Biden pode dizer se ele pode concorrer ou não. Eu não tenho condições de dar palpite”, declarou o petista em entrevista à emissora baiana Rádio Sociedade. Ao falar sobre o cenário para 2026, afirmou “não ter esse receio (de sofrer etarismo)”.
Ao analisar o debate americano, Lula admitiu que Biden teve uma conduta “mais lenta” que Trump. No entanto, na visão de Lula, o ex-presidente “foi mais agressivo, mas (também) mais mentiroso”, assim como “o seu adversário” no Brasil, no caso, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Lula reafirmou só concorrerá no próximo pleito caso não haja mais ninguém habilitado a “derrotar o fascismo” no país. “Do ponto de vista da saúde, eu me sinto menino”, disse o petista. “Você pode perguntar para a Janja”, brincou.