O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender o controle sobre os preços dos alimentos para barateá-los e citou o arroz como exemplo.
A fala aconteceu durante entrevista à Rádio FM O Tempo, nesta sexta-feira, 28, e causou preocupação no mercado financeiro. Na ocasião, Lula disse que decidiu importar 1 milhão de toneladas de arroz por ter visto um saco de cinco quilos do alimento a R$ 36, enquanto deveria, para ele, estar a R$ 23.
“Um saco de arroz de cinco quilos tem que estar de acordo com o poder aquisitivo do povo mais humilde”, afirmou.
Lula disse, ainda, que houve barateamento nos preços do feijão e da carne, mas que ainda é preciso baixar os valores de outros produtos. “Mas ainda é preciso baratear tudo, para que o povo possa ter acesso”, disse. “Então, nós precisamos controlar melhor.”
O presidente mencionou que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) passou a contar com estoque de alimentos para que parte seja utilizada quando o preço de determinado produto estiver em alta.
Lula afirmou também que o governo pode dar garantia de preço mínimo para a produção quando quiser que determinado item seja produzido. O petista falou ainda que a cesta básica de alimentos é um dos debates da regulamentação da reforma tributária.