O avião brasileiro KC-390 Millennium, considerado o cargueiro mais rápido e avançado do mundo, será utilizado no combate aos incêndios no Pantanal. A aeronave chegou a Corumbá (MS) nesta sexta-feira (28), vinda da base aérea de Anápolis (GO), com 19 membros da tripulação da Força Aérea Brasileira (FAB) e mais 13 militares.
O secretário de Justiça e Segurança Pública do estado de Mato Grosso do Sul, Antonio Carlos Videira, destacou que o uso do KC-390 no combate ao fogo é crucial, pois permitirá acessar áreas inacessíveis para brigadistas e bombeiros militares.
O KC-390 pode lançar 12 mil litros de água em cada passagem, equivalente ao que quatro aviões modelo air tractor podem despejar, atualmente usados pelo governo sul-mato-grossense.
Equipado com um sistema modular de combate a incêndios aerotransportado (MAFFS II), o KC-390 lança água pela porta lateral da fuselagem, mantendo a pressurização interna e não comprometendo seu desempenho.
Entre as principais características do sistema MAFFS II estão o baixo custo de manutenção, rápida configuração e flexibilidade multimissão, podendo ser usado não só no combate a incêndios, mas também em derramamentos de produtos químicos e situações de contaminação nuclear, radiológica e biológica, entre outros.
KC-390 Millennium
Desenvolvido a pedido da FAB, o KC-390 é uma aeronave multimissão projetada para transporte e reabastecimento aéreo, substituindo a frota brasileira do Hércules C-130.
Capaz de transportar 80 soldados equipados, 66 paraquedistas ou 74 macas em operações de evacuação médica, sua capacidade máxima de carga é de 26 toneladas. Produzido pela Embraer, o KC-390 é um produto de defesa exportado pelo Brasil e já foi adquirido por países como Hungria, Portugal e Coreia do Sul.