O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou nesta quarta-feira (26) um novo bloqueio de contas e perfis nas redes sociais do influenciador Bruno Aiub, conhecido como Monark.
Moraes já havia determinado a censura dos canais do youtuber em agosto de 2023, mas agora emitiu nova decisão afirmando que parte das contas ainda não foi retida pelas plataformas e “estão sendo usadas para práticas ilícitas”.
Na decisão, o ministro do STF justificou a necessidade urgente de interromper a “propagação dos discursos com conteúdo de ódio, subversão da ordem e incentivo à quebra da normalidade institucional e democrática” por meio do bloqueio desses perfis.
O magistrado estabeleceu um prazo de duas horas para as plataformas cumprirem a decisão, sob pena de multa de R$ 100 mil, e exigiu o fornecimento dos dados cadastrais das contas ao STF, além da preservação dos conteúdos postados.
Alexandre de Moraes ordenou a exclusão dos perfis de Monark em diversas redes sociais, incluindo Instagram, Facebook, X (antigo Twitter), Rumble, Telegram, TikTok, YouTube, Discord, além de plataformas de streaming de áudio como Deezer e Spotify.