A empresa sueca anunciou um novo ciclo de investimentos no Brasil, com um aporte de R$ 2 bilhões para o período de 2025 a 2028 na unidade de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Esse novo investimento se somará ao ciclo atual, de 2021 a 2024, que totaliza R$ 1,4 bilhão.
Para o anúncio do novo aporte, a Scania recebeu o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, e o secretário da pasta, Uallace Moreira Lima. Na ocasião, Alckmin destacou que a empresa cumpre os principais requisitos da Nova Indústria Brasileira (NIB).
“Nós estamos aqui, na ponta, na vanguarda da inovação, da tecnologia, numa indústria sustentável, verde, que lidera a descarbonização, com veículos elétricos, a gás e com biodiesel. Trata-se de uma empresa altamente competitiva, que faz 115 caminhões pesados e ônibus por dia, atendendo a América Latina e outros continentes”, afirmou Alckmin.
O presidente e CEO da Operação Industrial da Scania, Christopher Podgorski, destacou que o polo industrial em São Bernardo do Campo ocupa uma área de 427 mil metros quadrados e conta com o que há de mais avançado na indústria nacional.
“São nove fábricas operando em conjunto para produzir caminhões, ônibus, motores industriais e marítimos, todas constantemente atualizadas. Graças à nossa estratégia de Sistema de Produção Global e ao exclusivo Sistema Modular Scania, conseguimos incorporar novas tecnologias às plataformas de produto recém-introduzidas, como a plataforma para Chassis para Ônibus Elétricos.”
Segundo Podgorski, a adequação da Unidade Industrial para a produção das Soluções de Transporte Sustentável começou em 2018, quando foi introduzida no Brasil a Nova Geração de Caminhões Scania.
Desde então, os investimentos foram direcionados para diversos projetos, incluindo a industrialização de motores a gás e biometano, a nova geração de ônibus e o recém-lançado trem de força, chamado “Super”, que levou à ampliação da fábrica de motores da empresa.
Com um aporte de R$ 60 milhões, a preparação industrial começa agora e, em março de 2025, o complexo fabril da Scania em São Bernardo do Campo passará a produzir chassis para ônibus elétricos. A unidade brasileira será a terceira da Scania no mundo a produzir veículos eletrificados.
“São poucas adequações na linha, basicamente mudanças na pré-montagem, que envolve o sistema de resfriamento e de alta tensão, e na pré-montagem da estrutura que vai sustentar as baterias no lugar do motor”, explica Isabelle Diniz, engenheira de processos industriais e responsável pelo projeto.
Os ônibus serão do modelo 4×2, com 12 metros de comprimento e alimentados por até cinco pacotes de baterias. Com a adoção da nova tecnologia, a previsão é manter o nível de produção atual, com 11 chassis fabricados diariamente, sendo três deles eletrificados. Os chassis de ônibus elétricos a serem oferecidos ao mercado brasileiro serão os mesmos produzidos e comercializados atualmente na Europa.