Ao discursar durante a entrega de moradias do programa Minha Casa, Minha Vida, em Fortaleza (CE), nesta quinta-feira (20), o presidente Lula (PT) aconselhou uma beneficiária a “parar de ter filhos”. A mulher, de 25 anos, é mãe de três crianças.
“Veja aquela menina que veio aqui com três crianças. Aquela moça tem 25 anos de idade e ela tem três filhos. Falei para ela: ‘Minha filha, a primeira coisa que você tem que fazer é parar de ter filho, porque você já tem três’. E falei para ela que tem que estudar”, disse o presidente.
Momentos antes dessa declaração, durante a entrega da chave da casa à beneficiária ao lado do ministro da Educação e ex-governador do Ceará, Camilo Santana, Lula questionou a mulher sobre a quantidade de filhos e reiterou que ela deveria “parar de ter filho”.
Esta não é a primeira vez que Lula sugere a mulheres que parem de ter filhos. Em maio, durante outra cerimônia de entrega de casas do Minha Casa, Minha Vida, em Maceió (AL), o presidente questionou uma beneficiária sobre “quando ela vai fechar a porteira?”.
“Quando eu entrego a chave para uma pessoa, aquela menina que tem um monte de filho, ela tem cinco filhos. Eu falei: companheira, quando é que vai fechar a porteira, companheira? Não pode mais ter filhos, ela tem 27 anos de idade”, disse Lula na ocasião.
Mais cedo, na quinta-feira (20), ao anunciar um pacote de investimentos para educação e saúde no Ceará, Lula criticou o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), chamando-o de “praga de gafanhotos”.
Em tom de palanque eleitoral, Lula destacou a importância de investir na educação superior no país. Ele compartilhou que sonhava em ir para a faculdade, mas frequentou apenas um curso técnico para ser torneiro mecânico antes de chegar à presidência.