Nesta sexta-feira (21), o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) deve oficializar o Coronel Ricardo Mello Araújo (PL), conhecido como Coronel Mello, como vice na chapa do prefeito Ricardo Nunes (MDB) para a reeleição à Prefeitura de São Paulo, marcada para outubro deste ano.
O anúncio está previsto para feito durante um evento conjunto na zona sul de São Paulo, após várias reuniões entre Tarcísio, Nunes e líderes dos 12 partidos que compõem a coligação do prefeito. As conversas visavam alcançar um consenso em torno do nome do coronel.
Na quarta-feira à noite (19), Tarcísio organizou um jantar no Palácio dos Bandeirantes com Nunes e representantes dos partidos aliados, onde foi decidido que o vice seria do PL, partido com a maior parcela do fundo eleitoral da coligação.
Antes do jantar, a bancada do PL na Câmara Municipal de São Paulo havia divulgado uma nota abrindo mão da indicação do Coronel Mello e sugerindo três mulheres para o posto. No entanto, a escolha do coronel prevaleceu após as negociações.
Ricardo Mello Araújo tem um histórico na segurança pública e na administração. Ele comandou a Rota entre 2017 e 2019 nos governos do PSDB e foi responsável pela Ceagesp durante o governo Bolsonaro, de 2020 a 2022. Na semana passada, Mello Araújo participou de um almoço com Nunes, Tarcísio e Bolsonaro na Prefeitura de São Paulo, onde sua indicação foi reforçada pelo apoio do governador e do ex-presidente.