Um estudante do 2º ano do Ensino Médio, de 17 anos, agrediu um professor de 51 anos no Colégio Estadual Santos Dumont, em São Tomé, noroeste do Paraná. O incidente ocorreu na quinta-feira, 12 de junho.
A diretora da escola chamou a Polícia Militar, e tanto ela quanto o professor registraram um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil. Em um vídeo, o aluno é visto enforcando o professor, que está no chão da sala de aula.
O professor e outro aluno tentaram separar o agressor, mas não conseguiram. A violência só cessou quando um terceiro estudante interveio. Segundo a direção da escola, a briga começou após o professor mexer na mesa do aluno, que se recusava a se juntar aos colegas na fila.
Em entrevista ao G1, o professor, que preferiu não gravar declarações, revelou estar abalado e cogita deixar a profissão devido ao incidente.
O caso foi encaminhado à Vara da Infância e Juventude para investigação do ato infracional cometido pelo adolescente. O professor deve passar por exame de corpo de delito.
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) emitiu uma nota informando que a equipe do Núcleo Regional de Educação de Cianorte acionou o Batalhão de Patrulha Escolar Comunitário e os pais do aluno. O incidente foi registrado na Ouvidoria e no Departamento de Educação em Direitos Humanos.
Segundo a Seed, a equipe pedagógica conversa diariamente com os estudantes sobre a importância do respeito mútuo entre colegas e professores.