O jornalista pernambucano Laércio Portela, de 53 anos, voltou a trabalhar no Palácio do Planalto e, segundo o site Poder360, foi a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em matéria veiculada neste domingo (9), o portal diz que Laércio é conhecido como o “menino do Franklin Martins”.
Nomeado ministro interino da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) em 15 de maio, ele passa a substituir Paulo Pimenta, que foi deslocado para chefiar a Secretaria Extraordinária para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul.
Portela, conforme a matéria, já havia trabalhado na Secom durante o segundo mandato de Lula, sendo responsável pela mídia regional. Em abril de 2023, ele retornou à secretaria como secretário-adjunto, e agora assume interinamente o comando da comunicação do governo.
Em 2012, conforme o Poder360, Laércio fez parte da equipe liderada por Franklin Martins na campanha de reeleição de Hugo Chávez, ditador da Venezuela na época. Ele teria sido responsável pelo contato com a imprensa e pela produção de conteúdo para divulgação, além de ajudar na estratégia de redes sociais.
Laércio assume a Secom em um momento de fortes críticas à comunicação do governo Lula, considerada ineficaz em transmitir realizações do seu terceiro mandato. Ele também deve enfrentar divisões internas na comunicação digital do governo.