Nesta quinta-feira (6), ocorre o Dia Livre de Impostos (DLI), uma iniciativa que oferece aos consumidores de diversas regiões do Brasil a chance de adquirir produtos com descontos, sem a parcela referente aos tributos pagos ao Estado.
Promovida pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem), a ação tem como principal objetivo suscitar discussões sobre a elevada carga tributária no país.
O evento é estrategicamente realizado em uma data que representa os 157 dias necessários para um cidadão brasileiro trabalhar apenas para pagar impostos em 2024. De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), o Brasil é o 30º país com a maior carga tributária no mundo, atingindo atualmente 32,39%.
De acordo com as entidades organizadoras, lojistas de todos os 26 estados e do Distrito Federal participam da iniciativa, abrangendo setores como shoppings, restaurantes, postos de gasolina e outros serviços. Desde o início da manhã, motoristas em estados como Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro estão aproveitando descontos na compra de gasolina.