Nesta segunda-feira (3), ocorre a cerimônia de posse da ministra Cármen Lúcia como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que exercerá o cargo até agosto de 2026. O evento será realizado no plenário do TSE.
A solenidade conta com a presença de aproximadamente 350 pessoas, incluindo autoridades dos Três Poderes e outros convidados. A transmissão ao vivo será feita pelo canal do TSE no YouTube e pela TV Justiça.
Na mesma cerimônia, o ministro Kassio Nunes Marques assumirá a vice-presidência da Corte eleitoral. A solenidade contará com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
A troca de comando no TSE faz parte do rodízio regular da presidência da Corte. A previsão é que a cerimônia seja iniciada pelo ministro Alexandre de Moraes, atual presidente, seguido pela leitura do termo de posse pela ministra Cármen Lúcia e pelo ministro Nunes Marques.
O evento também contará com discursos do ministro Raul Araújo, do procurador-geral da República, Paulo Gonet, e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti.
A eleição de Cármen Lúcia e Nunes Marques para os novos cargos ocorreu em 7 de maio, durante sessão plenária do TSE. Eles terão a responsabilidade de conduzir as eleições municipais de 2024.