O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de condições meteorológicas adversas para diversas regiões do Brasil nesta sexta-feira (31). O Sudeste pode enfrentar geada no sul de Minas Gerais, além de partes do norte de São Paulo e Rio de Janeiro. No Sul, o fenômeno pode afetar os três estados, enquanto o Rio Grande do Sul, recentemente impactado por tempestades severas, permanecerá sem chuvas.
Para o Sul, o Inmet alertou para a ocorrência de geada devido à advecção, que envolve a movimentação horizontal de massas atmosféricas. Este aviso, classificado como “Perigo Potencial”, abrange áreas do norte do Rio Grande do Sul até a fronteira com São Paulo, incluindo o centro de Santa Catarina e Paraná, além da capital Curitiba.
No Nordeste, três alertas foram emitidos para chuvas intensas em quase todo o litoral, excetuando-se parte do litoral maranhense e baiano. As áreas mais afetadas serão o litoral cearense e potiguar, classificados como “Perigo”. Sergipe e Alagoas estão sob risco de acumulação de chuvas. No Norte, Amazonas, Roraima, Amapá e Pará também receberam alertas de chuvas intensas. O Centro-Oeste deve ter tempo seco e ensolarado, com poucas nuvens.
No Sudeste, o alerta de geada, classificado como “Perigo Potencial”, abrange São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. As regiões mais afetadas incluem o sudoeste de Minas Gerais, próximo à fronteira com Rio de Janeiro e São Paulo, com a possibilidade de geada em cidades mais ao norte.