Nesta sexta-feira (31), o grupo varejista espanhol Dia anunciou a venda de suas operações no Brasil por um “preço simbólico” de 100 euros. A decisão visa concentrar esforços em mercados mais promissores, como Espanha e Argentina. Só em São Paulo, a empresa empregava mais de 2.500 trabalhadores.
Antes da conclusão da venda, o Dia transferirá 39 milhões de euros para sua unidade brasileira. A transação resultará em um impacto contábil negativo de 101 milhões de euros no balanço da empresa.
A venda ocorre após o anúncio, em março, do fechamento de mais de 300 lojas e três centros de distribuição no Brasil devido a resultados negativos no último ano. No entanto, a empresa continuará operando suas 244 unidades em São Paulo.
A estratégia de desinvestimento do grupo varejista espanhol Dia visa reduzir sua dívida financeira líquida. No ano anterior, a empresa já havia decidido deixar o mercado português, onde mantinha cerca de 500 supermercados.
A subsidiária brasileira do grupo comentou sobre a decisão, afirmando que, apesar dos investimentos significativos desde sua chegada ao Brasil em 2001, os retornos não foram os esperados. Como resultado, a empresa decidiu focar seus esforços nos mercados da Espanha e Argentina, onde possui uma posição mais sólida.
“Desde sua chegada ao Brasil em 2001, o Grupo Dia fez fortes investimentos no país, que não trouxeram o retorno esperado”, declarou a subsidiária brasileira nesta sexta-feira.
A gestora de ativos brasileira MAM Asset Management, pertencente ao Banco Master, será responsável pela aquisição da rede de supermercados no Brasil, conforme comunicado do Dia ao órgão regulador do mercado de ações espanhol.