A disputa pela herança do filósofo e escritor Olavo de Carvalho, falecido em 2022, está sendo travada entre suas filhas, com destaque para Heloísa de Carvalho.
Deixada de fora da partilha de bens nos Estados Unidos, Heloísa busca garantir sua parcela dos bens no Brasil, com a intenção de quitar uma dívida judicial que seu pai tinha com o cantor Caetano Veloso. Olavo de Carvalho foi condenado a pagar uma multa de R$ 3 milhões a Caetano Veloso por tê-lo chamado de pedófilo em 2017.
Em entrevista ao UOL, Heloísa afirmou ser a única da família interessada em quitar essa dívida. “Na hora que eu tivesse o testamento em mãos, já passaria o meu crédito para Caetano. Eles sabem que o Olavo não tem esse patrimônio”, disse ela.
A disputa se intensifica com a possibilidade de Olavo possuir bens no Brasil. Heloísa argumenta que tem direito à herança no país, onde os bens devem ser divididos legalmente. “Aqui no Brasil, eu tenho direito à herança, e ele tem bens aqui. Eles (irmãos) não podem me excluir da partilha aqui, já que Olavo não moveu ação de indignidade contra mim. É 50% para a viúva e os outros 50% divididos entre os herdeiros”, explicou Heloísa.
Heloísa foi excluída do testamento de Olavo nos Estados Unidos, onde ele vivia. No entanto, ela afirma que a penhora de bens solicitada por Caetano Veloso indica a existência de patrimônio de Olavo em solo brasileira, o que a coloca na disputa pela herança.