O governo do Reino Unido anunciou novas regras para a educação, proibindo as escolas de ensinarem ideologia de gênero. As diretrizes do Ministério da Educação também proíbem aulas de educação sexual para crianças menores de nove anos.
O primeiro-ministro Rishi Sunak afirmou que essa nova orientação assegura que as crianças não serão expostas a “conteúdos perturbadores”. De acordo com o governo, há diversos relatos no país sobre o uso de “materiais perturbadores nas aulas de Educação sobre Relacionamento, Sexo e Saúde” nas escolas.
“Os pais confiam, com razão, que quando mandam os seus filhos para a escola, estes serão mantidos em segurança e não serão expostos a conteúdos perturbadores e impróprios para a sua idade”, disse o premiê.
As novas diretrizes são aplicáveis às escolas na Inglaterra, mas não obrigatoriamente na Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales, que também fazem parte do Reino Unido. Esses três territórios possuem autonomia em certas áreas, incluindo a educação.
Se os alunos perguntarem aos professores sobre identidade de gênero, a orientação do governo é que os professores respondam que se trata de “um assunto contestado” e mudem de tópico. A ministra da Educação, Gillian Keegan, afirmou que as novas orientações têm como objetivo impedir a disseminação da “ideologia de gênero” que “ignora o sexo biológico”.
“O sexo biológico é a base do relacionamento, do sexo e da educação para a saúde – e não essas opiniões contestadas”, afirmou ela.