A morte da deputada Amália Barros tornou-se o assunto mais comentado no Brasil desde o domingo (12), quando seu falecimento foi confirmado.
Amigos, familiares, colegas políticos, eleitores e diversas personalidades prestaram homenagens à parlamentar, que nos deixou aos 39 anos de idade.
Amália, presidente do PL Mulher e amiga pessoal de Michelle Bolsonaro (PL), recebeu uma emocionante despedida da ex-primeira-dama, que escreveu: “Vou te amar para sempre, minha amiga. Você está nos braços do nosso pai”.
Em outra postagem, Michelle destacou Amália como “uma verdadeira guerreira das causas sociais e defensora incansável dos direitos das pessoas com deficiência”.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também expressou seu pesar, lamentando a perda da colega de partido. Seus filhos, Flávio (PL-RJ) e Eduardo (PL-SP), igualmente manifestaram tristeza pela partida precoce de Amália.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), compartilhou uma foto com a parlamentar e destacou sua dedicação às causas do Mato Grosso e da visão monocular. A Casa decretou luto oficial por um dia em razão do falecimento da deputada.
Governadores e senadores do PL, assim como membros de outros partidos, também prestaram suas homenagens. Damares Alves (DF), Rogério Marinho (RN), Jorge Seif (SC), entre outros, expressaram suas condolências pela perda de Amália.
Deputados federais de diversas legendas, incluindo o próprio PL e o PDT, destacaram a atuação incansável de Amália em defesa de suas causas.
A Frente Parlamentar da Agropecuária externou que a deputada transformou seus obstáculos pessoais em inspiração para beneficiar a população.
Apesar das divergências políticas, parlamentares de diferentes espectros ideológicos também prestaram suas homenagens, relatando o respeito mútuo e a atuação firme de Amália em prol de suas convicções.