A mais recente pesquisa Atlas/CNN para a prefeitura de Manaus (AM), divulgada nesta sexta-feira (26), revela um empate técnico entre três candidatos, indicando um cenário dinâmico que promete muitas reviravoltas quando a campanha realmente decolar.
A capital amazonense tem sido palco de movimentações que podem alterar o quadro da disputa entre as cidades de maior eleitorado do país nesta rodada de levantamentos.
Enquanto no ano passado o prefeito David Almeida (Avante) liderava as pesquisas, agora vê seus adversários numericamente à frente ou empatados dentro da margem de erro, com ele registrando 20,7%. Parte de sua queda de popularidade se deve não apenas a críticas à sua administração, mas também a suspeitas de envolvimento em irregularidades – algo que ele nega.
Um concorrente à reeleição de Almeida é o jovem deputado federal Amom Mandel (Cidadania), de 23 anos, que já surpreendeu nas eleições há dois anos ao se tornar o deputado federal mais votado pelo Amazonas em 2022, aparecendo agora com 21,1%.
Outro desafiante que detém mandato na Câmara dos Deputados é Capitão Alberto Neto (PL), que conta com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro na disputa e tem ganhado destaque ao longo da pré-campanha, registrando atualmente 17,8%, portanto, empatado em primeiro lugar no limite da margem de erro.
Na pesquisa foram ouvidas 825 pessoas, entre os dias 18 e 23 de abril. A sondagem foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o cadastro AM-04223/2024, possui nível de confiança de 95% e margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.