O Hospital da Restauração (HR), localizado no Derby, área central do Recife, e que atua sob administração do governo de Pernambuco, foi palco de uma tragédia no início da manhã sexta-feira (26). Um paciente internado na unidade roubou a arma de vigilantes durante a troca de plantão e atirou contra os seguranças.
O resultado foi a morte de um dos vigilantes, identificado como Nivaldo Bezerra da Silva, de 66 anos. O agressor, por sua vez, foi baleado e morto ao tentar fugir do local.
A investida ocorreu por volta das 4h30, na entrada da ala vermelha do hospital. O paciente, que estava internado desde terça-feira (23) na ala laranja, setor de ortopedia, aproveitou o momento da troca de guarda para agir. Segundo o diretor do HR, Petrus Andrade Lima, durante a transferência da arma entre os vigilantes, o agressor tomou a arma do trabalhador.
Ao tentar recuperar a arma, Nivaldo Bezerra foi baleado duas vezes pelo paciente. Apesar dos esforços dos profissionais para reanimá-lo, ele não resistiu aos ferimentos e faleceu na emergência do hospital. O agressor, então, tentou fugir pela saída dos fundos do hospital, rendendo um motorista no caminho.
A tentativa, no entanto, foi frustrada pelos vigilantes do HR, que atiraram contra ele. O homem também não resistiu ao ferimentos e veio a óbito.
Segundo informações do diretor do HR, a unidade conta com um total de 66 vigilantes contratados por uma empresa terceirizada, distribuídos em plantões de 16 profissionais durante a noite e 18 durante o dia.
O paciente agressor, cuja identidade ainda não foi revelada, era morador de Timbaúba, na Zona da Mata Norte, e estava internado devido a dores na coluna.