De acordo com relatos da Agência de Notícias Estudantil Iraniana, o líder do Irã, Ebrahim Raisi, disse nesta terça-feira (16) que seu país irá responder a qualquer ação que ameace seus interesses. Esta declaração surge um dia após Israel advertir que retaliaria ao ataque de drones e mísseis enviados de Teerã.
Raisi, em uma conversa com o emir do Catar, Sheikh Tamim bin Hamad al-Thani, enfatizou que qualquer movimento contra os interesses iranianos seria enfrentado com uma resposta firme e significativa contra os responsáveis.
Enquanto isso, Herzi Halevi, chefe do Estado-Maior das Forças Armadas de Israel, afirmou na segunda-feira (15) que o ataque iraniano a Israel, considerado uma represália ao bombardeio ao complexo da embaixada iraniana em Damasco em 1º de abril, justificava uma reação.
Ali Bagheri Kani, vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, comunicou à TV estatal que qualquer tentativa de retaliação por parte de Israel desencadearia uma resposta imediata, “já que o Irã não esperará por mais 12 dias para responder”.