Um barco à deriva com corpos a bordo foi resgatado e rebocado até um trapiche na costa do Pará neste último fim de semana, em uma operação conjunta envolvendo a Polícia Federal, os bombeiros, a Marinha e outras autoridades.
O resgate da embarcação, que ocorreu no fim da noite de domingo (14), resultou na remoção completa até um porto em Bragança, município localizado a cerca de 215 quilômetros da capital Belém.
A tentativa de içar o barco utilizando uma retroescavadeira na madrugada desta segunda-feira (15) foi malsucedida, sendo adiada para a manhã de hoje. As operações de resgate estenderam-se devido à dificuldade provocada pela maré baixa e a necessidade de rebocar a embarcação em baixa velocidade.
As autoridades suspeitam que as vítimas sejam estrangeiras, uma vez que não há registros locais de desaparecimentos de embarcações com tripulação no Brasil. A Polícia Federal e o Ministério Público Federal estão conduzindo as investigações, visando determinar a nacionalidade das vítimas e as circunstâncias das mortes.
Os corpos, encontrados em avançado estado de decomposição, foram encaminhados ao Instituto Médico Legal em Bragança para realização de perícia.
O barco com os corpos foi descoberto por pescadores na manhã de sábado (13), porém as condições desfavoráveis de maré dificultaram os esforços de resgate durante a tarde e noite do mesmo dia. Apesar disso, equipes de resgate conseguiram se aproximar da embarcação para uma avaliação preliminar.