Nesta última quarta-feira (10), a Câmara Municipal de São Paulo aprovou de forma unânime, em primeira votação, um projeto de lei (PL) com o objetivo de renomear o Parque Ibirapuera, localizado na zona sul da capital paulista, em memória da renomada cantora Rita Lee.
O PL 0236/2023 foi encaminhado à Câmara logo após dois dias do falecimento da “Rainha do Rock”, ocorrido em maio de 2023 devido a complicações de um câncer. Após quase um ano desde a apresentação do texto na Casa, a medida foi aprovada em sua primeira votação.
A proposta ainda precisa passar por uma segunda votação. Caso seja aprovada novamente e receba a sanção de Ricardo Nunes (MDB), o parque urbano será oficialmente denominado como Ibirapuera-Rita Lee. A vereadora Luna Zarattini (PT) é a autora responsável pelo projeto e, nas redes sociais, celebrou a aprovação da PL na primeira etapa de votação.
“É uma homenagem super justa a uma cantora da música popular brasileira que fez história na nossa cidade. Esse é um projeto para a nossa cidade. Agora, vamos lutar pela aprovação em 2ª votação e sanção do Prefeito”, escreveu ela em um post no Instagram.
Rita Lee tinha uma conexão especial com o local, sendo uma frequentadora assídua do Parque Ibirapuera. Em sua autobiografia, lançada em 2016, a artista mencionou suas visitas frequentes ao parque, revelando a forte ligação afetiva que tinha com o espaço. Por essa razão, o local foi escolhido para sediar seu velório em maio do ano passado.
Esta não é a única forma de homenagem à cantora. Neste mês, a cidade de Jandira, na região metropolitana de São Paulo, também decidiu homenageá-la, nomeando uma de suas vias como “Rua Rita Lee”, em uma iniciativa da prefeitura local.