As denúncias do bilionário Elon Musk, que apontam censura, autoritarismo e controle da liberdade de expressão tem respingado no cenário internacional, conforme noticiado pelo Conexão Política. Desde o último sábado (6), várias figuras vieram a público, entre eles um general da reserva dos Estados Unidos; um candidato à presidência das eleições americanas; apresentadores de TV da Austrália e até uma estrela de Hollywood.
No meio desse confronto, André Ventura, líder da direita em Portugal, fez um pronunciamento endossando as declarações do empresário Elon Musk, proprietário do X, e criticando o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Os autoritarismos não resistem ao limitar a liberdade. Obrigado, Elon Musk”, declarou Ventura em um vídeo.
Ventura chega a afirmar que Moraes é “um grande amigo” de Lula e o teria ajudado no processo eleitoral de 2022, perseguindo aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O político português também menciona as decisões do judiciário brasileiro de bloquear perfis populares e “restringir o direito de expressão nas plataformas digitais do Brasil”.
“Isso representa um retrocesso de décadas na nossa liberdade de expressão. Por isso, nenhum líder político, em nenhum lugar do mundo, deve ficar em silêncio ou calado diante disso. Portugal tem uma grande responsabilidade com o Brasil”, emendou o direitista