Nesta segunda-feira (8), um eclipse solar total estará visível em diversas cidades importantes dos Estados Unidos, Canadá e México. O fenômeno terá início no México e percorrerá uma trajetória que atravessa o sul dos EUA em direção ao nordeste, com uma breve passagem pelo Canadá.
Entre as principais cidades onde o eclipse poderá ser observado estão Austin (Texas), Dallas (Texas), San Antonio (Texas), Indianapolis (Indiana), Toledo (Ohio), Cleveland (Ohio), Niagara Falls (Nova York), Buffalo (Nova York), Montreal (Canadá) e Torreón (México).
De acordo com especialistas, a lua cobrirá o sol por até quatro minutos em cada local, sendo que a duração será maior quanto mais próximo do centro da linha estiver. Nessas ocasiões, a lua bloqueia completamente o sol, transformando o dia em quase noite. Confira as informações do mapa abaixo.
O eclipse será exclusivamente visível para os residentes da América do Norte, porém com uma amplitude maior do que o usual, estimando-se que cerca de 31 milhões de pessoas possam testemunhar o evento, o dobro do último eclipse solar total que atravessou os EUA em 21 de agosto de 2017. Além disso, o caminho deste eclipse será quase duas vezes mais amplo, com quase 200 km de largura contra apenas 110 km em 2017.
Para quem está fora da América do Norte, a única maneira de assistir ao eclipse solar total será através da internet. O Observatório Nacional transmitirá o evento astronômico ao vivo pelo YouTube, enquanto a NASA também disponibilizará imagens em suas redes sociais e canais oficiais.
O eclipse terá início na costa do Pacífico do México por volta das 16h07 (horário de Brasília), antes de adentrar nos Estados Unidos pelo Texas. Estima-se que o fenômeno deixará a América do Norte na costa atlântica de Newfoundland, Canadá, às 17h46 (horário de Brasília).