Imagem: Werther Santana/Estadão
Em entrevista ao Estadão publicada nesta quinta-feira (8) o empresário Winston Ling comentou sobre a implantação dos planos do futuro ministro Paulo Guedes na economia.
Liberal, Ling foi quem aproximou Jair Bolsonaro do economista, nomeado para o Ministério da Economia (superministério que unirá Fazenda, Planejamento e Indústria e Indústria e Comércio), e prevê que, se o plano de Guedes for implementado, o Brasil será a nova China.
Ling mora na China desde 2001 e, na entrevista, falou sobre o país:
“Quando eu me mudei para a China, em 2001, era um lugar onde tudo era muito livre, rápido e a economia crescia a taxa de dois dígitos ao ano. E eu acho que o Brasil vai ser a nova China. Eles estão agora desacelerando e esse espaço espero que seja ocupado pelo Brasil. Se o Brasil conseguir fazer tudo que o Paulo quer fazer, vai criar um ambiente propício para os negócios.
Os brasileiros não conhecem a China. Se o plano Paulo Guedes for implementado, vamos estar anos luz à frente dos nossos vizinhos. O Brasil será a nova China e os capitais do mundo vão vir para o Brasil. Os cérebros e investidores virão. Por que eles foram embora? Imposto muito alto, uma confusão de leis e regulamentações. Isso tudo vai ser resolvido.”
Questionado sobre sua aproximação com Jair Bolsonaro, o empresário disse:
“Quando o encontrei pela primeira vez, em 2016, dei dois livros sobre o liberalismo: A Lei, de Frederic Bastiat, e Seis Lições, de Ludwig Von Mises. Eu via a movimentação do Bolsonaro e senti que ele tinha popularidade e que teria chance de ser presidente. Sou do tipo que gosta de se aproximar das pessoas e evangelizar sobre o liberalismo.”