Nos próximos três dias, os cidadãos russos se dirigirão às urnas para decidir quem liderará o país nos próximos seis anos. Caso seja reeleito, o atual presidente, Vladimir Putin, assumirá seu quinto mandato, alcançando um total de 30 anos no poder.
Apesar da guerra em curso contra a Ucrânia, Putin observa um aumento em sua popularidade, de acordo com os dados dos institutos de pesquisa da Rússia. Segundo a Levada Center, uma empresa russa, Putin desfruta de uma aprovação de 86%, com uma taxa de reprovação de apenas 11%. Apenas 3% dos entrevistados não deram resposta.
Antes da invasão ao território ucraniano, a mesma pesquisa mostrava que Putin tinha o apoio de 71% da população, com uma taxa de reprovação de 27%. Naquela época, 1% dos entrevistados não responderam.
Embora o pleito deste fim de semana conte com quatro candidatos, nenhum deles representa uma ameaça significativa ao atual líder do Kremlin. Inicialmente, 33 indivíduos se registraram para concorrer, mas nem todos conseguiram completar o processo, com alguns desistindo e outros tendo suas candidaturas rejeitadas pela Justiça Eleitoral.