Nesta segunda-feira (11), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços divulgou que o governo da Alemanha concedeu uma doação de € 25 milhões (equivalente a R$ 136 milhões, conforme a atual cotação) para financiar iniciativas de descarbonização na indústria brasileira.
Esses recursos são parte da IKI (Iniciativa Internacional do Clima, em alemão), uma linha de cooperação alemã destinada a apoiar “prioridades específicas” do Brasil, conforme estabelecido pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima e o Acordo de Paris.
Essa iniciativa é um desdobramento de uma declaração conjunta assinada em 4 de dezembro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo chanceler alemão, Olaf Scholz.
A destinação dos fundos doados pela Alemanha será definida em colaboração entre o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, a Secretaria de Economia Verde e o Ministério Federal para Assuntos Econômicos e Proteção Climática da Alemanha.
Empresas de todo o mundo serão elegíveis para participar do projeto, sendo que o Brasil e a Alemanha realizarão a seleção e o anúncio dos finalistas até o final de 2024. As propostas devem visar uma descarbonização substancial nos setores industriais brasileiros com altas emissões de carbono, com ênfase especial nas indústrias siderúrgica e cimenteira.