Ganhando ou não, André Ventura é o nome desta eleição ao parlamento. Com força política acachapante, o político conquistou protagonismo surpreendente nos últimos anos e é dado como o nome da vez neste domingo (10).
Apesar de o cenário em Portugal sinalizar para um quase empate técnico, Ventura pode superar as expectativas e, talvez, até levar a disputa, que reflete o crescimento indomável do Chega, seu partido, de espectro de direita.
A legenda será o grande destaque de hoje, com projeções que apontam para uma eleição com crescimento de capital político 3X mais que os seus concorrentes em vagas ao parlamento.
Conforme os números, a sigla pode ultrapassar a casa dos 30 representantes neste domingo, o que daria uma ampla entrada da sigla em movimento de coalização com a ala centro-direita. Atualmente, possui 12 cadeiras. Na imprensa local e em alguns locais do continente europeu, André Ventura já é descrito como o ‘favorito’.
Professor de Direito licenciado e ex-comentarista esportivo, Ventura fundou o Chega em 2019. Desde então, o Chega já se tornou a terceira maior força política portuguesa.