Para além dos dados recentes da Atlas/Intel, a pesquisa Genial/Quaest também chegou como uma bomba para o governo Lula, que enfrenta um descontentamento generalizado e uma queda significativa na avaliação de sua administração.
Segundo o levantamento Genial/Quaest, realizado entre os dias 25 e 27 de fevereiro, apenas 35% dos entrevistados consideram o governo atual como positivo, enquanto as avaliações negativas saltaram para 34%.
Esses números representam o pior momento para a gestão de Lula desde que assumiu o terceiro mandato presidencial, com a diferença entre aprovação e desaprovação atingindo o menor patamar desde então.
Além disso, a pesquisa revela que 35% dos eleitores consideram o governo Lula pior do que esperavam, representando um aumento significativo em relação ao ano anterior.
Analisando o eleitorado de forma segmentada, um dos grupos que mais contribuiu para a piora na avaliação de Lula foi o das mulheres. A aprovação à atual administração recuou de 55% para 51% entre as eleitoras em um intervalo de um mês, no pior patamar do Lula III. A desaprovação, por outro lado, avançou de 41% para 45%.
Considerando as estratificações por região, Lula despencou ainda mais no Sudeste e no Sul, regiões em que a rejeição avançou de 47% para 52% e de 51% para 57%, no pior desempenho do petista no terceiro mandato.