Sob a iniciativa do deputado distrital Thiago Manzoni (PL-DF), a Câmara Legislativa do Distrito Federal sediará a formalização da Frente Parlamentar em Defesa da Vida Desde a Concepção. Uma das principais propostas é debater ações em favor da vida, buscando garantir integralmente o direito à existência desde a concepção e impedir a legalização do aborto no país.
Segundo apuração do Conexão Política, o evento contará com a presença presencial dos senadores Damares Alves (PL-DF) e Eduardo Girão (NOVO-CE), além dos deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG), Gustavo Gayer (PL-GO), Silvia Waiãpi (PL-PA), Julia Zanatta (PL-SC) e Elieser Girão (PL-RN).
Além deles, outros convidados participarão virtualmente, incluindo a cientista política Andressa Bravim; a influenciadora e comentarista Eduarda Campopiano; a ex-deputada federal Priscila Bezerra da Costa (PL-CE) e cantora gospel e pastora Helena Tannure, conhecida por sua atuação no Ministério Diante do Trono e sua ligação com a Igreja Batista da Lagoinha.
A instalação da Frente ocorre em meio a uma tentativa do governo Lula de autorizar a prática do aborto até o 9º mês em caso de estupro. Manzoni argumenta que a Constituição Federal, em seu artigo 5º, caput, inclui a inviolabilidade do direito à vida no rol de direitos fundamentais. Além disso, ele cita o artigo 4º do Pacto de San José da Costa Rica, que reconhece o direito à vida desde a concepção.
A sessão solene está marcada para a próxima terça-feira (5), às 19h, no Plenário da Câmara Legislativa do DF.