Planalto em crise. Deputados federais que integram partidos da base do governo federal assinaram um pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após declarações do esquerdista comparando os ataques de Israel contra o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza ao Holocausto.
Na ação, encabeçada pela deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), os parlamentares apontam que as declarações configuram crime de responsabilidade de acordo com o Artigo 5º da Constituição Federal, de “cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade”.
Até o momento, o Conexão Política lista cerca de 113 assinaturas, com parlamentares de 9 partidos diferentes, sendo 4 com relação direta ao governo, que contam com a indicação de ministros filiados a partidos como União Brasil, Republicanos, PP e PSD.
Entre os congressistas que defendem o impeachment do presidente, constam conforme o partido: PL (65); União Brasil (10); PP (6); Novo (3); Republicanos (2); PRD (2); PSD(2); Cidadania (1) e Podemos (1) e outros 8 ainda que não foram identificados.