Uma análise realizada pela plataforma SP Covid-19 Infotracker, desenvolvida por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), aponta um aumento significativo de 140% nos casos positivos de COVID-19 na capital paulista em apenas duas semanas.
Com esse avanço, especialistas já falam em eventual explosão de casos da doença no período pós-Carnaval e alertam para a necessidade de implementação de protocolos preventivos mais rígidos.
De acordo com a média móvel semanal, os registros da doença saltaram de 168 casos em 21 de janeiro para 404 casos em 4 de fevereiro, último dado disponível no painel da Secretaria Municipal da Saúde. Em relação a 24 de dezembro de 2023, quando foram registrados 91 casos, o aumento chega a 344%.
Além disso, laboratórios e hospitais também observaram um aumento na taxa de testes positivos para COVID-19. Segundo a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), janeiro deste ano encerrou com um índice de confirmação de 26%, o dobro do registrado no mesmo mês de 2023 (13%).
No Hospital Albert Einstein, em São Paulo, houve um aumento de 43% nos testes positivos nas cinco primeiras semanas deste ano em comparação com o mesmo período de 2023, totalizando 1.013 casos contra 707.