O Conexão Política apurou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de El Salvador deve efetivar nesta terça-feira (06) a apuração final das eleições presidenciais e legislativas realizadas no domingo (4) no país.
Como noticiamos, o processo foi travado com 31% das urnas apuradas por falhas no processamento e na transmissão das atas das seções eleitorais, segundo a Justiça Eleitoral.
A presidente do TSE, Dora Esmeralda Martínez, informou nesta terça-feira (6), que, no caso da eleição legislativa, “todos os pacotes eleitorais serão abertos” para a contagem ‘cédula a cédula’, enquanto que na eleição presidencial isso será feito no caso dos relatórios das seções eleitorais que não foram transmitidos, aproximadamente 30%, como já havia antecipado o Conexão Política.
Em reportagem nesta segunda, reportamos que o TSE havia interrompido a contagem do processo eleitoral e acionado os conselhos de todas as unidades.
Com a determinação pós suspensão, as juntas eleitorais passaram a contabilizar manualmente os registros de votação, com necessidade de “evidências fotográficas e digitalizadas” das cédulas.
Antecipamos também a informação de que a votação havia avançado, antes travada em 31% das urnas apuradas. Conforme a atualização mais recente, com 70,25% dos votos processados, o presidente de El Salvador e candidato à reeleição, Nayib Bukele, de 42 anos, já soma 1.662.313 votos, ou mais de seis vezes o somatório dos votos do segundo e do terceiro colocado.
Até o momento, a eleição presidencial já conferiu do zero cerca de 6.015 atas, o equivalente a 70,25% do total, e ainda faltam 2.547. Em relação à contagem final da eleição de deputados para a Assembleia Legislativa, também haverá necessidade de abertura de todos os pacotes eleitorais, distribuídos num total de 8.562 urnas.