O Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) de El Salvador interrompeu a contagem eletrônica de votos nas eleições deste domingo (4), que praticamente já estão ganhas pelo atual presidente Nayib Bukele.
Travada desde a noite de domingo, a totalização dos resultados apresentava 31% das urnas apuradas, com 83% garantidos, com larga vantagem em relação aos seus adversários.
A Justiça eleitoral acionou os conselhos eleitorais de todo o país e solicitou que todos os sistemas registrem manualmente os resultados da votação. O tribunal informou que a decisão foi firmada com base no código eleitoral do país após ações que ‘dificultaram’ a transmissão de resultados preliminares e “outros fatores fora do controle do TSE”, sem fornecer mais detalhes.
Desde então, as juntas eleitorais passaram a reportar manualmente os registros de votação, com necessidade de “evidências fotográficas ou digitalizadas” das cédulas. Tudo isso, conforme o órgão, precisa ser feito antes de os enviarem ao tribunal.
Em tese, a medida dos magistrados da Corte poderá atrasar os números já externados até então e comemorado por Nayib Bukele, que até então cravava quase 1,3 milhões de votos — 10x mais que o segundo lugar, que projetava 110 mil — de acordo com a última atualização eletrônica antes da contagem ser travada.