Nesta sexta-feira (2), está prevista a entrega de uma pesquisa nacional a todo o comando do Partido Liberal (PL), realizada pela Paraná Pesquisas na segunda quinzena de janeiro. A Paraná é o instituto que o partido de Bolsonaro mais tem confiança na procedência dos dados.
Uma parte significativa do levantamento aborda o quadro eleitoral para a presidência, fazendo uma especulação sobre o cenário distante de 2026. Contudo, mesmo sendo uma projeção futura, foi considerado medir a inclinação da população. De acordo com informações de Lauro Jardim, do jornal O Globo, os números indicam um empate técnico entre Lula e Bolsonaro, dentro da margem de erro, com Lula à frente por apenas dois pontos percentuais: 44% a 42%.
Além disso, o levantamento mostra Lula liderando em confrontos com outros possíveis candidatos. Contra Michelle Bolsonaro, o petista estaria à frente por 45% a 38%, e em relação a Tarcísio de Freitas, a vantagem seria mais ampla, com 56% a 35%. O governador de São Paulo, apesar de um desempenho inferior, tem rejeição bem menor que a de Bolsonaro e Michelle.
Outra rodada da pesquisa aponta uma grande insatisfação popular com o cenário econômico sob a atual gestão de Lula. O levantamento diz que 48% dos brasileiros afirmam que “os preços subiram nos supermercados em 2023”.