Por que o estado do Paraná utiliza Camaro, Porsche e Audi TT como viaturas? Às vezes esses veículos de alto padrão circulam pelas ruas do litoral paranaense, atraindo a atenção dos veranistas. Os automóveis luxuosos, na realidade, pertencem à Polícia Militar do Paraná (PMPR) e foram apreendidos durante operações.
O capitão Brito, curador do museu da PM do Paraná, explica que esses veículos, avaliados em mais de R$ 1 milhão, foram cedidos à corporação pelo Poder Judiciário para serem utilizados em ações sociais, solenidades, exposições e para fins de marketing institucional.
“Estão programadas algumas exposições nas cidades do litoral nos finais de semana até fevereiro, quando termina a Operação Verão. Mas levamos as viaturas a outros eventos, como na época de Natal e Ano Novo, em Curitiba, e pelo interior do estado”, disse ele.
É importante ressaltar que esses veículos não são empregados em ocorrências ou patrulhamentos, permanecendo normalmente no quartel da PM junto com outros carros históricos. Todas as viaturas, incluindo modelos mais antigos, fazem parte do acervo do Museu Histórico da PM, que conta com um total de 22 viaturas históricas, abrangendo desde Fusca, Opala, Ipanema, Blazer, Veraneio até os mencionados veículos luxuosos.