O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), de 74 anos, realizou uma intervenção cirúrgica na manhã desta quarta-feira (17), para tratar uma hiperplasia prostática benigna. O procedimento foi realizado no Hospital Vila Nova Star, localizado em São Paulo (SP), e de acordo com um comunicado divulgado por sua equipe de assessoria, o mandatário “está bem, consciente e orientado”.
A hiperplasia prostática tende a se manifestar mais comumente em homens entre 40 e 45 anos, sendo identificada como uma condição com predisposição hereditária, segundo a comunidade científica. Entre os sintomas, destaca-se o desconforto devido à dificuldade na eliminação da urina da bexiga para a uretra.
A expectativa é que Caiado permaneça sob observação da equipe médica nas próximas horas até sua total recuperação. Na capital paulista, o chefe do Executivo goiano está sendo acompanhado pela equipe médica liderada pelo urologista Rafael Coelho e pela cardiologista e intensivista Ludhmila Hajjar. A cirurgia foi classificada como de baixa complexidade.