Neste domingo (14), internautas utilizaram as redes sociais para cobrar respostas do prefeito Eduardo Paes (PSD-RJ) diante dos danos causados pelas fortes chuvas que atingiram todo o estado fluminense, provocando transtornos, especialmente capital do Rio de Janeiro.
A cidade chegou a cravar o estágio 4 de atenção, o penúltimo nível, conforme o Centro de Operações Rio. A prefeitura aconselhou a população a evitar deslocamentos, buscando locais seguros. Na Avenida Brasil, via crucial da cidade, carros ficaram presos em enchentes no bairro de Irajá, Zona Norte.
O prefeito Eduardo Paes alertou nas redes sociais: “Não usem a Avenida Brasil nesta manhã. Via interditada! Evitem deslocamentos! Excesso de pessoas na rua atrapalha a ação dos agentes públicos”.
A prefeitura reportou seis quedas de árvores e 25 bolsões d’água. A Rio Ônibus informou que a operação de linhas de ônibus está irregular em diversos pontos da cidade, devido a alagamentos e bolsões d’água. O Rio Acari transbordou, prejudicando algumas linhas.
O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) acompanha as condições meteorológicas, enviando alertas quando necessário.
Enquanto isso, Eduardo Paes tornou-se um dos assuntos mais comentados no X/Twitter. Internautas responsabilizam o prefeito, apontando má gestão e descaso. Um post viral, com quase 1 milhão de visualizações, diz que ‘tá geral’ reclamando com Eduardo Paes, acusando-o de não agir. Outro, irônico, ‘parabeniza’ de forma sarcástica as obras da prefeitura e lembra da reeleição. Fotos e vídeos de áreas atingidas pela chuva também foram compartilhados, engrossando o coro anti-Paes. “Pior prefeito”, afirmou um terceiro usuário. “Não gosta de trabalhador”, comentou outro.