Minas Gerais acaba de ganhar uma nova opção de conexão direta com um importante destino internacional. A companhia aérea de baixo custo Sky Airline iniciou as vendas de passagens para o voo que conecta Belo Horizonte (MG) a Santiago, no Chile, com operações programadas para começar em 15 de junho. Com isso, o Aeroporto Internacional de BH contará com nove voos internacionais, incluindo dois para a capital chilena – o outro voo é operado pela Latam desde novembro de 2023. Esse aumento na conectividade promete atrair novos empregos e oportunidades de negócios para a região.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, comemorou o anúncio. “A notícia de que uma segunda empresa operará voos internacionais de Belo Horizonte confirma o êxito da estratégia de expansão da malha aérea em Minas e destaca o grande potencial mineiro no setor, proporcionando mais opções de voos e horários para os passageiros”, declarou.
Em 2023, o Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e da Invest Minas, alcançou resultados notáveis na política de expansão e desenvolvimento do setor aéreo. No ano passado, o estado registrou 17 novas conexões, representando um crescimento de 20%. As rotas internacionais aumentaram de duas, no final de 2022, para oito, em pouco mais de um ano.
A Sky Airline, uma referência no setor como companhia aérea chilena de baixo custo, opera serviços de transporte aéreo de passageiros e carga desde 2002. Transportando mais de 140 mil passageiros mensalmente, a empresa domina 23% do mercado aéreo doméstico chileno. Os voos da Sky Airline entre BH e Santiago serão realizados três vezes por semana, às terças, quintas e sábados, utilizando aeronaves Airbus A320 configuradas para 186 passageiros. Os voos pousarão em Confins às 17h35 e decolarão rumo a Santiago às 18h30. Além da rota para Belo Horizonte, a companhia também opera voos da capital chilena para diversas cidades brasileiras, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis e Salvador.