André Fernandes é oficialmente o pré-candidato do Partido Liberal (PL) na disputa pela prefeitura de Fortaleza, nas eleições municipais deste ano. Anteriormente, o deputado federal teve que assegurar sua representatividade na legenda, considerando que Carmelo Neto, atualmente deputado estadual, também almejava a vaga e era um forte candidato pela sigla.
Depois de longos meses, o martelo foi batido: André foi definido como postulante à capital cearense, enquanto Carmelo ficou encarregado de presidir o partido no estado, ocupando o cargo de extrema importância. Desde então, o nome de André Fernandes ganhou não apenas unanimidade na legenda, mas também passou a conquistar força fora do reduto do PL.
No mais recente levantamento da Atlas Intel, André registra 12.9% e 14.1%, respectivamente, nos dois principais cenários da pesquisa. Os números têm gerado entusiasmo e comemoração internamente no PL, pois o direitista tem sido o que mais cresceu nos últimos meses.
Nos bastidores, várias pesquisas realizadas ao longo de 2023 têm sido discutidas, que projetavam inicialmente o deputado federal com números significativamente menores. Contudo, ao longo dos meses, esses números aumentaram gradativamente, chegando a ultrapassar o tão esperado dois dígitos.
Em maio, Fernandes tinha cerca de 3% das intenções de voto. Em julho, esse número subiu para 5%. Em outubro, já alcançava 8%. E no final de dezembro, consolidou-se com 12,9% ou 14,1%, dependendo do cenário. Outro ponto discutido pela alta cúpula do PL é que esta é a primeira vez que o Capitão Wagner (UNIÃO), tradicionalmente líder nas pesquisas eleitorais, soma menos de 40%, chegando a pouco mais de 26%, por vezes superando os 28%.
Agora, com a chegada do ano eleitoral, a expectativa do núcleo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que será protagonista no pleito como cabo eleitoral, é que André Fernandes continue ampliando sua vantagem contra os adversários nas próximas semanas e, até os próximos meses, esteja consolidado na segunda colocação de maneira isolada, disputando com folga a liderança, com chances garantidas de ao menos chegar ao 2º turno das eleições municipais.
Eis os números mais recentes da pesquisa Atlas Intel, realizada no período de 25 a 30 de dezembro de 2023:
Quadro 1:
Capitão Wagner (28,6%);
José Sarto (25,6%),
Evandro Leitão (14,2%);
André Fernandes (12,9%;
Célio Studart (1,9%);
Eduardo Girão (1,5%);
Branco/nulo (6,2%);
Não sabe (9,1%).
Quadro 2:
Capitão Wagner (26%);
José Sarto (25,2%);
Luizianne Lins (15,3%);
André Fernandes (14,1%);
Célio Studart (4,3%);
Eduardo Girão (1,6%);
Branco/nulo (5,9%);
Não sabe (7,5%).
O levantamento ouviu 800 pessoas, no período de 25 a 30 de dezembro, com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.