O produtor Giuliano Manfredini, filho do cantor Renato Russo, apresentou uma notificação extrajudicial à ByteDance, proprietária do TikTok, solicitando que a remoção de vídeos publicados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que tenham como trilha sonora a música ‘Que País É Este’.
No documento, segundo informações de Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, Giuliano sustenta que as postagens têm “caráter político e ideológico”, alegando também que, segundo ele, os posicionamentos são “alheios” aos defendidos pelo artista em vida e por ele “ativamente combatidos”.
A ação mencionam enunciados como “comunista Flávio Dino é aprovado em sabatina e irá para o STF”, “o Brasil não tem mais conserto” e “milhões de votos silenciados”, em referência à decisão que tornou Bolsonaro inelegível por 8 anos.
Ao menos 7 perfis são citados como responsáveis pelos compartilhamentos. Por causa disso, Giuliano solicita também que os dados cadastrais e os registros de IPs de cada um deles sejam quebrados e disponibilizados.
Ao justificar a medida, o filho de Renato Russo diz não querer que a faixa consagrada pela Legião Urbana seja usada “em prol de posicionamentos de direita, especialmente aqueles que enaltecem o governo Bolsonaro”.