A ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (sem partido), aceitou a indicação para concorrer ao cargo de vice-prefeita na cidade, integrando a chapa com o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP). A decisão foi tomada após uma conversa entre Marta e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ocorrida na última segunda-feira (8).
O deputado federal Rui Falcão (PT-SP) afirmou ao G1, após uma reunião entre Lula e Marta no Palácio do Planalto, que o “caminho está posto” para o retorno da ex-ministra ao PT.
Marta Suplicy, que foi prefeita de São Paulo entre 2001 e 2004, tem negociado seu retorno ao PT desde 2023. Ela deixou o partido em 2015, após 33 anos de filiação, durante os quais ocupou cargos como prefeita, deputada, senadora e ministra da Cultura e do Turismo.
Para reingressar no PT, Marta precisará renunciar ao cargo que ocupa atualmente na prefeitura de São Paulo, onde é secretária de Relações Internacionais na gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB), que buscará a reeleição e enfrentará Guilherme Boulos no pleito de outubro.