O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) engavetou um projeto que propunha a extinção das pensões destinadas aos filhos de militares, informou a jornalista Malu Gaspar, do jornal O Globo. O texto foi encaminhado à Presidência da República pelo Senado Federal.
Conforme avaliação da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Casa, caberia ao Executivo decidir sobre a continuidade ou não do projeto de lei, que visava revisar os benefícios. Em julho, o Senado enviou o projeto ao Palácio do Planalto, aguardando a decisão de Lula.
Durante todo esse período, no entanto, o mandatário não teria avaliado o assunto, indicaram fontes da Defesa à coluna. Segundo informações, a análise do tema não está nos planos imediatos do presidente, considerando sua sensibilidade e a possibilidade de interferir nos esforços do ministro José Múcio Monteiro para acalmar as relações entre os quartéis e o presidente após os acontecimentos de 8 de janeiro. Oficialmente, o Ministério da Defesa não emitiu comentários sobre o assunto.
Desde seu retorno ao comando do Executivo, Lula busca a pacificação na ala militar, procurando alinhar-se e agradar às Forças Armadas.