Em mais um mover político-partidário, a secretária de Estado do Maine, Shenna Bellows, informou que o ex-presidente Donald Trump não é elegível para participar das primárias republicanas do estado em 2024. O anúncio, feito na noite desta quinta-feira (28), coloca Maine como o segundo estado do país a desqualificar Trump com base na Seção 3 da 14ª Emenda.
“Conclui que a principal petição do Sr. Trump é inválida”, sustentou Bellows em sua decisão. O documento emitido na noite desta quinta-feira (28) faz de Maine o segundo estado do país a desqualificar Trump de buscar a indicação presidencial do Partido Republicano sob a Seção 3 da 14a Emenda.
Espera-se que Trump recorra dessas decisões, levando o caso à Suprema Corte dos EUA, que provavelmente deve dar a palavra final sobre a ação.
Em resposta à decisão de Bellows, o porta-voz da campanha de Trump, Steven Cheung, criticou a secretária de Estado, alegando parcialidade e interferência política. “O Secretário de Estado do Maine é um ex-advogado da ACLU, um esquerdista virulento e um democrata hiperpartidário que apoia Biden, que decidiu interferir na eleição presidencial em nome do Crooked Joe Biden”, disse Cheung.
“Estamos testemunhando, em tempo real, a tentativa de roubo de uma eleição e a privação do direito de voto do eleitor americano”, emendou.