A transexual Suzy Olveira foi presa neste domingo (24) no centro de São Paulo (SP), durante a saída temporária de Natal, por descumprir as regras impostas pelo juízo. De acordo com a Revista Oeste, que publicou a notícia em primeira mão, a detenção foi confirmada através de uma declaração obtida da Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo.
Suzy foi presa na República, centro da capital paulista. A trans deveria ter permanecido em sua cidade de origem para continuar com o direito ao benefício penal. Como descumpriu essa obrigação de manter-se em seu município, cometeu uma ‘falta grave’ em sua execução penal, o que motivou seu retorno para a cadeia com a expedição de mandado de prisão.
Em 2020, o programa Fantástico, da Rede Globo, apresentou uma reportagem de Drauzio Varella que falava sobre uma transsexual que estaria há oito anos sem receber qualquer visita na penitenciária. O que a emissora não contou ao telespectador é que ‘Suzy’, cujo nome de batismo é Rafael Tadeu de Oliveira Santos, cumpria pena por estuprar, estrangular e esconder o cadáver de uma criança de 9 anos.
Na época, o Conexão Política teve acesso exclusivo a um processo do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) que revelava detalhes cruéis sobre o crime praticado. Nossa equipe, na ocasião, colheu depoimentos de testemunhas, abordou sobre a denúncia no âmbito do Ministério Público, e ao final, também conversou com a advogada responsável pela execução criminal de Suzy.