O senador petista Rogério Carvalho (SE) deve ser o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem para investigar os danos ambientais causados em Maceió (AL) pela empresa petroquímica. Diversos bairros da cidade sofrem com danos estruturais em ruas e edifícios.
A oficialização do nome de Carvalho está prevista durante o retorno do recesso parlamentar, em fevereiro de 2024. Carvalho foi indicado pela maioria dos membros do colegiado.
Nos bastidores, é dito que houve uma ampla articulação política para evitar que o posto fique com algum senador alagoano. Curiosamente, a ala governista esteve se articulando para tentar impedir uma CPI sobre o caso. Sem sucesso, a atuação passou par tentar inserir aliados de Lula no grupo de parlamentares.
Autor do requerimento de instalação da CPI da Braskem, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) buscava ser o relator da comissão. No entanto, o presidente do colegiado foi eleito na semana passada, sendo o senador Omar Aziz (PSD-AM) e o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) como vice-presidente. Ambos possuem alinhamento com o eixo governista.