No primeiro ano da volta do presidente Lula ao poder, o preço do arroz, que é um dos itens mais básico na mesa dos brasileiros, disparou no país. O aumento foi de 17,7% considerando o acumulado de janeiro a novembro.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), conforme o Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), a variação mensal chegou a 3,6% no mês de novembro, sendo a maior do ano para um mês.
De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), 2023 deve fechar com uma colheita de arroz 7% menor. A estimativa é de um recuo em comparação a 2022. Com a inflação batendo à porta, um vídeo sobre o preço dos alimentos passou a ser compartilhado nas redes sociais.
Nas imagens, aparece um homem identificado como Francisco Mello, que cita o aumento do arroz — em especial o pacote de 5kg. Sem apresentar provas, ele diz ter comprado o mesmo produto em 2022 custando R$ 18, mas que agora estaria na faixa dos R$ 39. “Bateu uma saudade do Bolsonaro”, diz ele.
Ainda durante o vídeo, ele fala que a condição econômica do país está melhor sob a gestão do antecessor de Lula e diz que, sem outra alternativa, a população continuará ‘fazendo o L’, mas dessa vez sem clima político, mas de realidade.