Uma nova pesquisa do Datafolha, divulgada neste sábado (9), aponta um aumento na desaprovação do trabalho do Supremo Tribunal Federal (STF). O índice subiu de 31% para 38%, enquanto a aprovação registrou queda de 31% para 27%.
Os dados revelam que 31% dos entrevistados consideram o desempenho do tribunal como regular, indicando uma estabilidade em comparação com a rodada anterior realizada em dezembro de 2022, quando esse índice era de 34%.
A pesquisa também destacou a divergência de opiniões entre os espectros políticos. Entre os petistas, 45% avaliam o STF como ótimo ou bom, enquanto 15% veem sua atuação como ruim ou péssima. Já entre os bolsonaristas, apenas 8% consideram o trabalho do tribunal como ótimo ou bom, enquanto expressivos 65% o classificam como ruim ou péssimo.
O levantamento, que ouviu 2.004 eleitores em 135 cidades brasileiras na terça-feira, 5, aponta uma margem de erro de dois pontos para mais ou para menos.
Diante da imagem negativa da Corte, a oposição se mobiliza para uma manifestação contra os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino, indicado por Lula para ocupar o tribunal. O ato, organizado pelos deputados Thiago Manzoni, Gustavo Gayer e Nikolas Ferreira, todos do PL, acontecerá na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
Essa será a primeira grande mobilização desde os eventos de 8 de janeiro deste ano, que envolveram a invasão e depredação dos Três Poderes.