Neste domingo (3), durante a COP28 em Dubai, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), formalizará a assinatura de um decreto visando substituir os combustíveis fósseis utilizados em parte da frota estadual por biocombustíveis.
Por meio das redes sociais, Casagrande destacou que a medida contemplará a substituição de 10 milhões de litros de combustíveis fósseis em veículos leves, resultando em uma redução anual de 16,5 mil toneladas de CO2, equivalente ao plantio de 2.700 hectares a cada ano.
Em busca da neutralidade carbônica até 2050, o governador também assinará um decreto para instituir o Programa Capixaba de Carbono e Soluções Baseadas na Natureza, com foco na orientação das ações relacionadas à emissão, validação, verificação, comercialização e registro de créditos de carbono.
Além disso, durante a conferência das Nações Unidas sobre o clima, Casagrande lançará o Plano Estadual de Descarbonização e Neutralização de Gases do Efeito Estufa, que apresenta os resultados do inventário de emissões existentes de gases de efeito estufa (GEE) e pode contribuir para estabelecer metas de redução de carbono no estado.